quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Eu preciso fazer um exercício mental...

Sabe esses e-mail's de mensagens – power point com músiquinha e uma mensagem, que dizem querer por você pra cima, mas o resultado e sempre uma reflexão triste da vida – pois é, recebi um desses que falava sobre educar a mente.

Há bons conselhos ali, e um deles me pegou agora: “Não deixe que os pensamentos depressivos ocupem a sua mente, eles atrairão as coisas ruins que você esta pensando para a sua realidade.” Será?

Meu amigo, eu sou depressivo, ou poeticamente falando, melancólico. Por natureza artística talvez. Pode ser também por saber que sempre vou ver mais coisas tristes do que alegres. Pensando sobre isso, me veio uma forte ojeriza.

Repare comigo. Qual o principal tom das noticias? Bons ou ruins? Jornal que mostra a realidade da violência, da pobreza, de coisas ruins é sensacionalista. O Jornal que escolher palavras bonitas para dar estas mesmas notícias é um jornal equilibrado e sério.

Pense num filme. Pensou? Quanto tempo do filme é gasto pra mostrar momentos de felicidade? Pois é, o meu filme também só tem o final feliz, o resto é tudo tristeza, violência, traição e outras coisas ruins. Presta atenção no que os escritores das novelas globais dizem sobre isso: “Se fizermos uma novela com felicidade em tempo integral, escreveremos um fracasso, porque ninguém agüenta ver muito tempo a felicidade. Nós gostamos de ver as pessoas lutando, sofrendo e correndo atrás da felicidade, mas não com ela.”

Isso parece ser muito real!

Por isso que eu preciso fazer um exercício mental forte. Por vezes sou tentado a usar a seguinte frase como consolo: No final eu serei feliz! Mas eu não me contento com isso. Não acho justo.
Agora, se pensar em coisas ruins atrai coisas ruins, o contrário também tem que funcionar. Os Hare Krishnas pensam assim. Eu e você pensamos assim. Mas da certo?
Imagine: Vamos nos mudar para o sertão e ‘pensar positivamente’ na chuva. Topa? Acho que o sertanejo já pensa assim.

Ah, isso é uma questão de fé. Certo!? Então a partir de agora meu exercício passa de mental para a fé. Se o pensamento positivo e a fé são o lado positivo, qual seria o lado negativo da fé? Existe? A descrença não pode ser porque crer em nada é crer no nada. O fato de nunca acontecer nada de extraordinário, sem milagres, sem bênçãos, sem chuva, é a comprovação de que não possuo fé?

Sabe, nos seres humanos precisamos do oposto. O preto e o branco. O Dia e a noite. O mais e o menos. O bom e o ruim. O alegre e o triste. O homem e a mulher. Repare que vivemos disso, dos opostos.

Outra coisa interessante que ocorre é a capacidade que temos de demorar diferentes tempos de nossas escolhas em diferentes opostos. Tem dias que gosto da chuva mais do que do sol, tem dias que não. Tem dias que prefiro conversar com as mulheres, outros não. Roupa preta hoje, amanhã branca. Agora quero amar, mas antes vou me vingar.

Todavia, nestas idas e vindas, sempre almejamos o momenta da felicidade, e quando chega comemoramos. Pizzaria, amigos, shoppings, compras, futebol... comemoramos. Depois da festa descobrimos que felicidade tem prazo curto. Quer ver?

Quanto tempo você comemora o casamento do seu melhor amigo? E por quanto tempo você ficaria de luto por ele? Não me venha com desculpas. Valorizar o choro não demonstra felicidade, nem levar flores ao tumulo afeto. Funesto, não? Deixe-me explicar melhor.

Adoro as crianças.

Certo dia o Heitor beliscou o Henry. Eu briguei com o Heitor. Menos de dois anos e já tomando bronca. Ele chorou, resmungou, passou dois minutos e voltou a brincar. O Henry, de oito anos, não gostou nada do que o Heitor havia feito, mas dois minutos depois, estavam os dois chutando bola na sala. Tem gente que me machucou já fazem mais de 15 anos. Eu nunca era pra ter deixado de ser criança... já estou lamentando de novo!

Deu pra entender? As crianças passam mais tempo com a felicidade do que com a tristeza. Então o problema seria uma questão de pensamento positivo sobre a felicidade, ou uma questão de valorizar a felicidade que esta acontecendo? A fé se mede por feitos inexplicáveis ou por mudança de atitudes? Vivemos de esperança, ou de certeza? Vou querer dias melhores ou me contentar com o agora? Acomodo-me, ou mudo?

“Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim, pois dos tais é o reino dos céus.” Mateus 19:14.

“Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55: 8 e 9.

Nossa, estou precisando parar de fazer exercício mental...

Um comentário:

Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.